terça-feira, 14 de julho de 2009

Certificações

Muito legal e importante ter certificações. Itil, ISO, Cobit... estudando com vontade e um pouco de dedicação, é possível tirar algumas. Porém, o preço das provas são abusivos, pelo meu ponto de vista. 165 USD para certificação ISO 20.000? Será que os profissionais estão sendo nivelados pela condição social? Caso as empresas não patrocinem as provas, fica um tanto inviável... A Prometric é um orgão internacional e o pagamento não pode nem ser facilitado.
É para se pensar ....

3 comentários:

  1. Isso é verdade. Apesar de algumas instituições facilitarem o pagamento embutindo o valor da prova nas parcelas do curso a qual pretende se certificar, o valor ainda é muito alto. Com isso muitas empresas deixam de contratar um ótimo profissional por ele ainda não ter a certificação.

    ResponderExcluir
  2. Feliz ou Infelizmente é assim que o mundo funciona.
    As empresas buscam profissionais qualificados e com certificações e não estão afim de investir no funcionário ou no Contratado.

    Isto não é uma tendência somente ai no Brazil que as empresas adotam. Aqui no Canada, funciona da mesma forma. Desde 2001 quando me mudei para o Canada, esta visão não mudou e sim piorou a cada dia.

    Qual a solução para este tipo de mentalidade? É simples em termos. O professional tem que pensar em sua carreira em termos pessoais e não em carreira na empresa, ou seja, existe um custo para se atualizar (treinamentos, certificações, etc) mas como tudo nesta vida nada mais eh que um projeto, temos que nos planejar para estes custos, e a cada custo involvido, tem que ser revertido eventualmente em ganho no teu salário.

    A unica forma, mesmo em tempo de crise, e estar a frente da concorrencia, ter as certificações mesmo que isto tenha o custo, e ir ao Mercado por novos contratos e oportunidades de trabalho. São movimentos simples? Não mesmo, mas tão pouco impossíveis de serem realizados.

    Temos que estar atentos ao que o Mercado esta pedindo, qual o foco da sua carreira e o que está faltando e o que é necessário para se atualizar, etc etc.

    Quando estamos atentos as tendencias do Mercado e prontos para novos desafios, é a hora de ter o custo investido em seu novo contrato.

    Venho atuando como consultor e empresa por muitos anos, e até hoje sempre foi igual, tanto no Brasil como aqui no Canada, eu tenho que investir em minha profissisão, me adaptar as tendencias e moldar o futuro de minha carreira professional, pois somente assim posso manter e buscar o equilibrio entre ganho e satisfação professional.

    Se eu particularmente fosse esperar uma empresa investir ou valorizar minhas certificações estaria em serios problemas.

    Abraços,

    Paulo Ferreira
    MCITP/MCTS/MCSE/MCSA/MCP/A+
    Edmonton - Canada

    ResponderExcluir
  3. Infelizmemte vejo a certificação muitas vezes como moda do momento! Na prática não utilizamos a certificação nas empresas, pois esse valor não é dado.
    Um certificado só é bem quisto quando o nosso curriculo está no mercado.
    A Certificação é algo que deveria ser custiado pelas empresas e a busca cobrada por elas aos seus funcionários. Essa preocupação com a formação faz o nível das equipes melhorar e ser diferenciais num mercado tão deficiente de qualidade e entregáveis.

    ResponderExcluir